quinta-feira, 21 de julho de 2016

Exposição da pintora Aurélia de Sousa

A exposição reparte-se por dois locais: Casa Museu Marta Ortigão Sampaio (Porto) e Museu Quinta de Santiago (Matosinhos), ali com retratos, aqui com paisagens e flores.

Aurélia de Sousa (Valparaiso, Chile, 1866 - Porto, 1922) foi pintora e fotógrafa. Conhecia-a do autorretrato exposto no Museu Soares dos Reis mas a exposição dos seus 150 anos de nascimento revela-se-me uma artista de maior peso. Muitas das obras pertencem a colecionadores privados, pelo que a observação dos seus trabalhos ganha relevo numa exposição.

Destaco as obras da secção chamada álbum de família, com retratos de familiares e pessoas do círculo mais próxima de Aurélia de Sousa, dentro da casa ou dos jardins da Quinta da China, que pertencia à família, com várias gerações dedicadas a tarefas consideradas femininas: lavores, leitura, conversas.

Ao seu tempo, a pintora foi uma mulher corajosa, indo estudar pintura com a sua irmã Sofia para Paris, numa altura em que o seu pai já tinha falecido. Tendo como vizinho o fotógrafo Aurélio da Paz dos Reis, a pintora fez também um trabalho notável na área da fotografia.


Sem comentários: