sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Propaganda, cultura e entretenimento em colóquio

No dia 24 de fevereiro, no Arquivo Distrital do Porto (rua das Taipas, 90, Porto), vai decorrer o colóquio Propaganda, cultura e entretenimento em Portugal na primeira metade do século XX.

 

Retiro a seguinte informação do programa do colóquio:

"O século XX assistiu a profundas mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Invenções como a lâmpada, o automóvel e o telefone, no final do século anterior, mudaram o quotidiano das pessoas e teriam grande impacto nas décadas seguintes. Este progresso tecnológico prosseguiu na 1ª metade do século XX, a par de grandes mudanças no cenário político global. A concentração da população europeia nos grandes centros urbanos, a generalização do ensino e o desenvolvimento exponencial dos meios de comunicação fizeram surgir um novo tipo de cultura: a cultura de massas. Tornada um bem industrial, seguindo um modo de produção estandardizada, gerando um consumo maciço de bens culturais, a cultura de massas transmitiu valores e modos de estar que se impuseram como padrões culturais homogéneos. Também as novas formas de organização do trabalho geraram mudanças, possibilitando um aumento do tempo de lazer disponível dos trabalhadores e permitindo que a relação dos indivíduos com o entretenimento sofresse alterações significativas nesta primeira metade do século, em particular graças a dois meios de comunicação: a rádio e o cinema".

Organização: Pedro Russo Moreira (INET-MD) e Carla Ribeiro (InED/ESEP e CEPESE/UP). Contactos: pfrmoreira@gmail.com e carlaribeiro@ese.ipp.pt.

Ler mais informação (atualizada em 25 de fevereiro de 2016) aqui

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