sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Livro de Vasco Ribeiro

Hoje, em Lisboa e ao final da tarde, foi lançado o livro de Vasco Ribeiro Os Bastidores do Poder. Como os Spin Doctors, Políticos e Jornalistas Moldam a Opinião Pública Portuguesa, uma edição da Almedina, com prefácio de Joaquim Martins Lampreia. Além do autor e do prefaciador, na mesa estavam o editor Pedro Bernardo e o jornalista Gonçalo Bordalo Pinheiro, que apresentou a obra, a par com Martins Lampreia.

Da página 11, retiro a seguinte ideia: "Acontece que o processo noticioso, sobretudo envolvendo matérias políticas mais delicadas, assume uma grande complexidade. O jornalista é obrigado a adotar sofisticadas estratégias para a obtenção de informação exclusiva de natureza política, as quais implicam, muitas vezes, difíceis negociações com as fontes oficiais e oficiosas, onde se incluem os spin doctors".

No vídeo, a intervenção do próprio autor (cerca de 10 minutos).



Vasco Ribeiro é doutor em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho) e docente na Universidade do Porto (Faculdade de Letras), onde leciona nomeadamente Assessoria Política e Comunicação Política. Na sua atividade profissional, entre outras funções, foi assessor de imprensa no Parlamento. Publicou Fontes Sofisticadas de Informação (2010) e Assessoria de Imprensa - Fundamentos Teóricos e Práticos (2015).

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigado, Professor Rogério Santos.