sexta-feira, 5 de junho de 2015

Televisão e sociedade

Fernando Correia era jornalista do Diário Popular. Este texto, publicado em 22 de setembro de 1969 (pouco antes das eleições para deputados), terá sido uma marca do então jovem profissional e que se viria a notabilizar nos media. Aqui, sob o título Televisão e Sociedade, ele escreveu: "O valor social da Televisão é, hoje em dia, um facto incontroverso e que se mede, até, através dos resultados concretos obtidos em alguns países, onde a sua utilização como meio de formação e informação tem contribuído decisivamente para o progresso cultural e a consciencialização do povo".

O texto dividia-se em alguns subtítulos: a chave da questão, o rótulo e o conteúdo, a publicidade, a resistência dos intelectuais, contradições. Com notas de rodapé e bibliografia então muito recente, o texto aproximava-se de um ensaio. O autor especializar-se-ia depois nesse tipo de trabalho.

1 comentário:

Gonçalo Pereira disse...

Que bela descoberta no arquivo do Popular! Reconhecem-se o estilo e as Interrogações do Fernando Correia mesmo nesta fase tão precoce da carreira dele (teria 3 anos de jornalismo).