sexta-feira, 17 de maio de 2013

A história oral em discussão

Celso CastroDoutor em Antropologia Social e atual diretor do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil), Celso Castro apresentou hoje no II Congresso de História Contemporânea em Évora [imagem ao fundo da mensagem] uma comunicação subordinada ao título A constituição de uma história audiovisual das ciências sociais: desafios e resultados.

Da instituição de Celso Castro, retiro a seguinte informação: "Os conjuntos documentais doados ao CPDOC, que podem ser conhecidos no Guia dos Arquivos, constituem, atualmente, o mais importante acervo de arquivos pessoais de homens públicos do país, integrado por aproximadamente 200 fundos, totalizando cerca de 1,8 milhão de documentos" (http://cpdoc.fgv.br/sobre).

Para mim, essa comunicação constituiu uma referência para a minha própria investigação em termos de história oral. A que junto a leitura de Methods of Historical Analysis in Electronic Media (2006), editado por Donald G. Godfrey, e Sound Souvenirs. Audio Technologies. Memory and Cultural Practices (2009), editado por Karin Bijsterveld e José van Dijck, textos com objectivos distintos mas que eu consigo complementarizar.

godfreydijckUE