quinta-feira, 5 de maio de 2011

AUDIÊNCIAS

Ontem, num hotel de Lisboa, a Marktest organizou uma conferência a informar que manterá a medição de audiências de televisão em 2012, apesar da GfK ter ganho o recente concurso lançado pela CAEM (Comissão de Análise de Estudos de Meios) [junto notícias do Jornal de Negócios e Diário Económico de hoje]. A Marktest anunciou também ter em ensaio 60 audímetros com tecnologia audiomatching, tendo já informado a CAEM que pretende adicionar os lares com este equipamento ao painel actual. Na conferência, foi apresentado o audímetro da Kantar, empresa com sede no Reino Unido, que detém 40% da Investimentos Marktest e que foi escolhida pela empresa portuguesa por ter a tecnologia mais fiável instalada em 24 países. O resultado do teste num período recente (28 de Março a 18 de Abril) indica não haver muitas diferenças em termos de audiência entre o sistema instalado e o novo, mas a amostra é reequilibrada. O audiomatching é a tecnologia igualmente a instalar no mercado português pela GfK. Caso as duas empresas façam análise de audiências no começo do próximo ano, assistir-se-á a uma desregulação no mercado como há muito não existia.

Sem comentários: