quinta-feira, 14 de abril de 2011

JOSÉ CARLOS ABRANTES APONTADO PARA PROVEDOR DA RTP

Conforme adiantara aqui no blogue, a provedoria da RTP parece, finalmente, resolvida. José Carlos Abrantes foi o nome escolhido pela administração da RTP para provedor do telespectador. Falta apenas a confirmação do Conselho de Opinião, cuja posição é vinculativa, com reunião agendada para 18 de Abril.

Antigo provedor do Diário de Notícias, professor universitário e investigador na área dos media, José Carlos Abrantes é o nome avançado pela estação de televisão pública para o cargo de provedor. O novo provedor da RTP, que sucede a José Manuel Paquete de Oliveira, prevê um cargo muito activo: "Imagino um mandato com muito correio, com muita participação. Procurarei dar muita atenção às questões da informação. Pessoalmente, acho que é um sector muito importante", disse. Promete dar atenção ao tema da literacia dos media, pois "uma das funções do provedor é explicar como se fazem as notícias e a programação".

Com 66 anos, nascido em Cabanas de Viriato, leccionou Teoria e História da Imagem no curso de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1994-2001) e na Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Entre Abril de 2004 e Junho de 2007 foi provedor do leitor do Diário de Notícias. É autor de títulos como A construção do olhar (org.) (2005), Televisão: das audiências aos públicos (org.), em colaboração com Daniel Dayan (2006) e Ecrãs em mudança (org.) (2006), 1001 razões para gostar de Portugal (2005) [que continua num dos seus múltiplos blogues, Razões para Gostar de Portugal]. Grande organizador de eventos e tertúlias culturais e mediáticos, tem trabalhado com a Livraria Almedina, o Teatro S. Luís e o Instituto Franco-Português, entre outras instituições, é director de uma colecção das Edições 70, onde publiquei o meu livro Indústrias Culturais.

Ao José Carlos, envio daqui um abraço de parabéns.

Sem comentários: