terça-feira, 28 de dezembro de 2010

QUESTÃO DE CONSUMIDORA

Em mensagem publicada ontem no blogue Jonasnuts, Maria João Nogueira queixa-se de receber uma nota de citação pessoal para apagar posts colocados no seu blogue sobre uma compra na empresa Ensitel. A questão está já colocada em tribunal. Os media clássicos estão hoje a fazer eco da pressão da Ensitel, a qual considera que o resultado é contraproducente para a sua imagem.

A história é simples: Maria João Nogueira recebeu de presente um telemóvel, o qual apresentou um defeito. Não foi satisfeita a sua exigência de troca, arrastando-se o incidente por longos meses. Ela aproveitou o blogue para mostrar o seu desagrado. Com o tempo, está a haver um crescimento em forma de bola de neve. Mesmo que a empresa consiga o seu desiderato - eliminar os posts do Jonasnuts - a má imagem sobre ela não vai desaparecer. A internet deixa sempre rastos: Maria João Nogueira conhece bem os mecanismos da internet (porque trabalha e tem responsabilidades numa empresa do sector). A meu ver, a Ensitel precisa de criar um gabinete de crise e alterar estratégias na sua comunicação corporativa.

Maria João Nogueira foi uma das principais animadoras do encontro de blogues que organizei em 14 de Novembro de 2008, aparecendo no começo do pequeno vídeo que acompanhava essa mensagem (e que agora reproduzo).



Actualização (1.1.2011, às 11:22): ontem, último dia de 2010, a empresa resolveu seguir o mais sensato. Em comunicado, a Ensitel escreveu: "Nos últimos dias temos ouvido as vossas opiniões. Nunca foi nossa intenção limitar a liberdade de expressão da Maria João Nogueira, mas apenas assegurar a defesa da nossa marca. Mas vemos agora que a nossa atitude não foi a mais adequada e por isso vamos retirar de imediato a acção judicial. Pretendemos também, no futuro, estar mais atentos ao que os nossos clientes dizem online, de modo a podermos assegurar que a vossa experiência com a Ensitel é o mais positiva possível. Nesse sentido estamos a preparar novas maneiras de poderem comunicar connosco, sempre que tenham um problema numa das nossas lojas ou com um dos nossos produtos". Fica registado.

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