sábado, 23 de janeiro de 2010

JOGOS DE ESPELHOS

Jogos de Espelhos foi o título escolhido para a nova exposição (sexta) da colecção António Cachola no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), inaugurada hoje ao fim da tarde. O nome é retirado de um conjunto escultórico de José Pedro Croft em ferro, vidro e espelhos. A explicação e a articulação com as outras peças é mostrada no primeiro vídeo abaixo, onde João Pinharanda, director de programação do museu, fala.

A exposição ocupa dois espaços, um no museu e outro no paiol de Nª Senhora da Conceição. No primeiro, para além do citado José Pedro Croft, expõem-se nomeadamente obras de Pedro Cabrita Reis, Filipa César, Alexandre Farto, Inês Botelho, João Jacinto, Edgar Martins, Maria Lusitano, João Onofre, Luís Palma, Mauro Cerqueira, Noé Sendas, Isabel Simões, Fátima Mendonça, Daniel Barroca, Pedro Portugal, Ricardo Leandro e César Engstrom, João Louro, João Paulo Feliciano e Joana Vasconcelos. No paiol, arranjado para o efeito, há esculturas e instalações de Rui Sanches (segundo vídeo), Fernanda Fragateiro e Nuno Silva. O terceiro vídeo contém uma curta declaração do coleccionista.

A sexta exposição da colecção mostra obras de cariz diverso mas unidas numa característica comum, a de peças nunca apresentadas em outras ocasiões, por falta de oportunidade temática, espaço de montagem, condições de apresentação ou por recente aquisição. A colecção António Cachola está aberta a várias tendências da arte contemporânea e aos artistas portugueses, com perspectivas de reflexo e reenvio, de multiplicação e fragmentação (texto de João Pinharanda, no folheto da exposição). A exposição está patente até 4 de Julho e, em Setembro, estará visível no Centro Cultural de Belém, Lisboa, por troca de peças da colecção de Joe Berardo, que será visitável no MACE.





Sem comentários: