domingo, 13 de setembro de 2009

DEBATES POLÍTICOS

Observação: faço uma suspensão à suspensão do blogue por uma vez para comentar as audiências de debates políticos na televisão.

Os dez debates realizados nos últimos dias entre líderes políticos com vista às eleições legislativas de 27 de Setembro próximo foram dos programas mais vistos pelos telespectadores, equiparados às audiências de telenovelas e transmissões de futebol. Os três mais vistos envolveram o actual primeiro-ministro com, respectivamente, os líderes do CDS-PP, BE e PSD (dias 2, 8 e 12 de Setembro).


Os números das audiências revelam um interesse elevado pela política e pelas eleições que aí vêm. Durante anos, a grande discussão política foi retirada dos canais generalistas e transferida para os canais de cabo associados a cada estação generalista. Os debates vieram ilustrar a renovada importância da discussão política.

Das três jornalistas a moderar os debates, gostei mais do desempenho de Clara de Sousa (SIC), nomeadamente no debate que opôs os líderes do PS e do PSD, partidos com mais possibilidades de ganhar a eleição, pois disciplinou os tempos dos candidatos e colocou a ambos perguntas difíceis. Curiosamente, dos candidatos políticos há uma só mulher, as jornalistas são todas mulheres, o que mostra uma masculinização da política e uma feminização do jornalismo.

Na transmissão dos debates, os canais de cabo especializaram-se na análise aos mesmos. Segui a SIC Notícias em especial, embora espreitasse os outros canais (RTPN e TVI24), onde imperavam jornalistas comentadores, geralmente comedidos nos seus comentários. Os politólogos eram mais escassos mas com igual elevação intelectual, apontando pontos fortes e erros dos candidatos a primeiro-ministro. A SIC Notícias, pelo menos ontem, teve um fórum com telefonemas de telespectadores, com conteúdos militantes, a provar uma luta de votantes com convicções partidárias.

No mesmo canal de cabo, o programa Eixo do Mal, espaço de muita maledicência, os seus intervenientes foram mais claros e com menos contemporização com os candidatos, numa aproximação ao que pensa cada um dos eleitores. Pareceu-me, assim, estabelecer um terceiro círculo, sendo o primeiro o dos debates e o segundo o dos comentadores (canalistas, como chamei abaixo noutra mensagem).

Esperemos que a discussão política seja esclarecedora durante a próxima quinzena. O blogueiro vai regressar à suspensão.


1 comentário:

Anónimo disse...

se o fizeram suspender a suspensão do blog então que sejam bem-vindos os debates políticos ... mas compreendo: tem de haver lugar para o tempo inútil claro....