domingo, 30 de agosto de 2009

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE PAULO GASPAR FERREIRA

Chama-se Anima Vegetalis - Imaginário Botânico do Mosteiro de Tibães, exposição de fotografias que foram sendo engendradas por Paulo Gaspar Ferreira numa pequena cela monástica do Mosteiro de Tibães ao longo de dois anos.

Compõe-se de 70 imagens fotográficas, base de um "livro" de folhas soltas acompanhadas por textos (também soltos) da autoria do iluminista português Theodoro d'Almeida (Recreação Filosófica, 1786). As fotografias são feitas com "peças" encontradas no chão de Tibães. A edição está limitada a 300 exemplares.

O projecto nasceu da continuidade de um trabalho que o autor apresentara no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, Espíritos Elementares - 23 simulacros. Com algas do mar de Vila Chã (Mindelo - Vila do Conde), ele tinha construido uma exposição e um livro, com textos de Casimiro de Brito, Albano Martins, Ana Hatherly, Ramos Rosa, Melo e Castro, Fernando Guimarães, Teresa Horta e outros.



Inauguração da exposição e apresentação do livro no mosteiro de S. Martinho de Tibães (perto de Braga), no dia 12 de Setembro, pelas 18:00. Anteriormente, pelas 15:30, haverá uma visita guiada ao mosteiro.

Sem comentários: