quinta-feira, 27 de agosto de 2009

OS LIVROS DE FERNANDO PAULINO

Em 2007, Fernando Paulino contribuira com um texto para o livro organizado por Murilo César Ramos e Suzy dos Santos, Políticas de comunicação. Buscas teóricas e práticas, em edição da Paulus. Título do artigo: "Comunicação e responsabilidade social: modelos, propostas e perspectivas".

Professor da Universidade de Brasília e do IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília, ouvidor (provedor do ouvinte) da rádio nacional do Brasil, defendeu tese de doutoramento em 2008 exactamente na área da responsabilidade social dos media, de onde a edição já este ano desse trabalho, Responsabilidade social da mídia. Análise conceitual e perspectivas de aplicação: Brasil, Portugal, Espanha (edição da Casa das Musas).

Anteontem, foi o lançamento do livro livro LUSOCOMUM: Governança, Transparência, Accountability e Comunicação Pública, no IESB (Instituto de Educação Superior de Brasília, naquela cidade), cujo volume foi organizado por aquele professor. A publicação conta com artigos de especialistas em Comunicação Pública de países de língua portuguesa (Brasil, Portugal, Moçambique e Cabo Verde) e foi resultado de um seminário internacional realizado pela Coordenação do Curso de Pós-graduação em Assessoria em Comunicação Pública do IESB, com apoio do CNPq, Imprensa Nacional e Instituto Camões/Embaixada de Portugal, no começo de Novembro de 2008 (em baixo, vídeo que fiz com depoimento de Fernando Paulino sobre o balanço do encontro, aqui publicado em 7 de Novembro de 2008). Também neste ano, fora publicado outro volume por ele organizado, e de que dei aqui conta, com o título Comunicação e Saúde.

Eu estou particularmente grato ao Fernando, pelo convite para ter participado nesse seminário internacional e pela possibilidade de escrever um artigo sobre blogues, dado à estampa com o livro. E também por acompanhar o seu percurso intelectual, deveras interessante, e dentro de uma linha de rumo muito coerente: a necessidade dos media, nomeadamente o audiovisual, serem verdadeiros e pedagógicos na relação com as suas audiências. Tenho aprendido muito com os seus trabalhos.


Sem comentários: