segunda-feira, 23 de março de 2009

NAS ORIGENS DO PERIODISMO MODERNO: CARTAS A ORESTES

Livro de João Bernardo da Rocha Loureiro (1778-1853), com organização, introdução e notas do Prof. José Augusto dos Santos Alves e prefácio do Prof. José Esteves Pereira que farão a apresentação no dia 25 de Março, pelas 19:00, na FNAC do Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa.


  • Toda a biografia de João Bernardo da Rocha Loureiro (1778-1853) só pode ser uma história intelectual, partindo do princípio que foi um homem de pensamento e acção. É sobretudo do homem que se tratará neste estudo biográfico, avisando que não se trata aqui de uma apresentação do liberalismo ou do vintismo. As referências à doutrina, certamente indispensáveis, serão incompletas e sumárias, preocupando-se José Augusto dos Santos Alves mais com as vias, os caminhos, que conduziram o autor das Cartas a Orestes à imagética liberal-vintista.

    Quem era pois Rocha Loureiro? Como se formou? Que influências? É a estas interrogações que este pequeno exórdio tenta responder, sem pretensões, mas também sem “beatice”. João Bernardo da Rocha Loureiro foi um homem público, enquanto periodista e deputado. A sua biografia inscreve-se num encadeamento histórico que pesa sobre ele e sobre o qual agiu muitas vezes (informação da editora).
Mais informações no blogue da MinervaCoimbra.

Sem comentários: