sábado, 28 de fevereiro de 2009

PÚBLICOS DE CINEMA NO PORTO


Gostei ontem de ler no jornal em papel e agora na internet (aqui) o texto sobre públicos de cinema no Porto (fotografia de Fernando Veludo editada no suplemento ípsilon do Público de ontem).

Retiro o seguinte parágrafo: "no Porto [...] 14 salas em funcionamento, 12 das quais em centros comerciais (oito salas Lusomundo no Dolce Vita do Estádio do Dragão, quatro salas Medeia no Shopping Cidade do Porto, com um anexo no Cine- Estúdio do Teatro do Campo Alegre), e apenas um cinema na Baixa (o Estúdio 111, no Teatro Sá da Bandeira), a passar filmes porno. Dos 21 cinemas activos na cidade em 1978, não há nenhum aberto. O Cineclube do Porto não fechou mas é como se tivesse fechado, o Cineclube do Norte fechou, a Casa das Artes (equipamento que depende da Direcção- Geral das Artes) fechou, a Casa da Animação tem problemas de financiamento, o festival de documentário e novos media Odisseia nas Imagens, lançado pela Capital Europeia da Cultura em 2001, ficou na gaveta de Rui Rio - e continua a não haver Cinemateca".

Mais abaixo, lêem-se expressões como: público a reconstruir no Porto; o Porto tem vários públicos; problema de público no Porto; falta de empreendedorismo cultural; ressaca da Capital Europeia da Cultura; desinteresse da câmara por estas questões; gerações mais novas desligadas da produção artística e do cinema. E duas queixas: há pessoas que trabalham em Lisboa na área do cinema vindas do Porto, que não consegue fixar massa criativa; centralização de estruturas culturais em Lisboa.

Sem comentários: