sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

FECHO DOS JORNAIS DE PAPEL? NOVAS TENDÊNCIAS NOS MEDIA?

Anteontem, José Vítor Malheiros, do Público, escreveu sobre o fim próximo dos jornais em papel (eu dediquei-lhe uma curta mensagem, aqui). Hoje, o seu colega de redacção António Granado aparece num vídeo (aqui) a falar do desaparecimento do jornal Rocky Mountain News (Denver, Estados Unidos), a curtos dias de comemorar 150 anos (ver o vídeo mais abaixo nesta mensagem).

Há que tirar ilações destas preocupações. No mesmo Público (ontem), vinha o relato muito desconfortável de um jornalista despedido do Diário de Notícias, após uma carreira de mais de 30 anos.

Mas o mesmo jornalista António Granado, escreveu recentemente (aqui), cheio de entusiasmo sobre o seu trabalho como docente de jornalismo: "No semestre passado, reservei 25 por cento da nota da cadeira de Produção Jornalística àquilo a que chamei “reputação online”, uma forma de obrigar os alunos a criar blogs, fazer perfis nas redes sociais, guardar links no Delicious, pôr fotografias no Flickr, acrescentar vídeos no Vimeo, com um objectivo final: o seu nome profissional ". A pergunta é: o que está a mudar no jornalismo e nos media? Que tendências se podem apontar?

Sem comentários: