terça-feira, 23 de setembro de 2008

AINDA A HISTÓRIA DA FM NOS ESTADOS UNIDOS


Escrevem Cristopher H. Sterling e Michael C. Keith, em Sounds of change. A history of FM Broadcasting in America (2008), que o ano de 1958 foi promissor para a FM, com as rádios emitindo naquele tipo de modulação saindo da letargia dos anos mais recentes. Assistira-se a uma recuperação das estações em AM (com a programação dos êxitos top forty) e à expansão inicial da televisão. Instalaram-se mais estações que nos anos anteriores e o marketing à estereofonia na rádio em FM entusiasmou os consumidores americanos. Ressurgia, assim, a importância da FM dos anos 1930 e 1940. Depois, foi um movimento imparável. Em 1979, as estações de FM suplantavam o número das estações de AM. Mas, em simultâneo, começava a nova decadência da FM, ameaçada pela rádio de satélite e pelos mais recentes mp3.

A história da FM na Europa é distinta. A Segunda Guerra Mundial destruira muitas estações de rádio. A FM foi a oportunidade de reconstruir o sistema, com um novo sistema. Por exemplo, na parte da Alemanha ocupada pelas forças aliadas, instalaram-se estações de FM. Nas décadas de 1950 e 1960, outros países europeus assistiam ao lançamento da modulação por frequência.

Posso concluir, embora isso não seja incluído no livro de Sterling e Keith, que a instalação da FM na Europa foi mais política e social e nos Estados Unidos mais comercial. Contudo, e aí sigo os dois autores, ainda está por determinar o muito do impacto cultural da rádio nessas décadas.

Sem comentários: