domingo, 10 de agosto de 2008

CINEMAS (ALGUNS) SEM PIPOCAS


Pipocas no cinema significa, por um lado, muito lucro, dadas as elevadas margens de rendimento, além das bebidas associadas, outro bom negócio. Mas querem dizer, por outro lado, lixo, ruído (quando se come o milho torrado) e cheiro.

Por isso, alguns cinemas ingleses vão banir o ingresso de espectadores com pipocas e bebidas - ou ter sessões sem esse tipo de espectadores, segundo o Independent de hoje. Isto tendo em conta que há dois tipos de audiências: as que gostam e as que não gostam de pipocas. Estas últimas gostam mais de cinema como arte e ensaio, são mais silenciosas e gostam de espaços mais sofisticados.


Eu acrescentaria mais elementos, fruto da minha observação dos cinemas do Campo Pequeno: os que gostam de pipocas são mais jovens ou mesmo crianças, vêem filmes de ficção científica e com heróis tipo Batman, Indiana Jones ou Harry Potter, buscam o entretenimento menos que o conhecimento, almoçam ou jantam comida rápida (hambúrgueres, batatas fritas, coca-cola) nos pequenos restaurantes de marcas internacionais, deslocam-se em grupos grandes, com ou sem familiares, vestem roupas coloridas e de marca e são divertidos. Os que não gostam de pipocas não têm uma tão rigorosa caracterização, mas admito que preencham o perfil traçado pelo Independent.

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