segunda-feira, 21 de julho de 2008

CULTURA PARTICIPATIVA


Henry Jenkins, o autor do conceito de cultura participativa - de que já escrevi, nomeadamente aqui -, tem seguidores em Portugal.

Célia Quico (quadro superior da empresa de tecnologias, televisão por cabo e telecomunicações ZON) irá defender a sua tese de doutoramento intitulada Audiências dos 12 aos 18 anos no contexto da convergência dos media em Portugal: emergência de uma cultura participativa?, pelas 14:30 de 16 de Setembro, na Universidade Nova de Lisboa.


O trabalho de Célia Quico estuda o interesse e a utilidade de um formato de media que solicita contributos e a criação e partilha de conteúdos pelos seus utilizadores, com base em estudos de audiências, recepção e cultural studies e culturas de fãs analisadas por investigadores como Henry Jenkins.

Júri constituído por: António Câmara (FCT/UNL), Cristina Ponte (FCSH/UNL), Manuel José Damásio (Universidade Lusófona), Óscar Mealha (Universidade de Aveiro), Vítor Reia-Baptista (Universidade do Algarve), Francisco Rui Cádima (FCSH/UNL) e Peter Olaf Looms (Universidades de Copenhaga e de Hong Kong).

Sem comentários: