terça-feira, 15 de julho de 2008

BLOGUES - O IMPACTO INTERNACIONAL DO ENCERRAMENTO DO BLOGUE PORTUGUÊS PÓVOA ONLINE


Cornelius Rahn, do European Journalism Center, escreveu ontem um artigo intitulado Blogocépticos ponderam regulação na Europa, com preocupações dizendo respeito à privacidade e liberdade de expressão na internet em geral e nos blogues em particular.

No artigo, Rahn destaca o exemplo ocorrido a semana passada com um blogue português , Povoa Online,
desligado pela Google Portugal após uma sentença de tribunal, que considerou que o(s) autor(es) do blogue tinham difamado o poder local. O blogue tinha "opinado" em muitos dos seus textos e caricaturas. A Global Voices Advocacy fez um longo relato do facto no passado dia 5, o que ilustra a sua importância (os media clássicos fizeram referência ao acontecimento nos últimos dias).

Com pseudónimo Tony Vieira, o blogueiro abriria um novo espaço chamado Povoa Offline (imagem retirada do sítio Global Voices Advocacy).

Cornelius Rahn segue a definição do sítio
Search Win Development, que entende o blogue como representando um ponto de vista pessoal - mesmo que muitos tentem introduzir múltiplos ângulos do tema em mãos. Os blogues surgem da ideia da inexistência da objectividade e da possibilidade de modificar a sua posição após consulta de várias fontes. A blogosfera é uma plataforma de opinião, mas os seus editores não têm dado muita atenção ao factor económico - não procuram retirar valor económico dessa actividade. A opinião transparente, continua Rahn, é o ar fresco da comunicação dos tempos mais recentes (aconselho à leitura do texto total do autor).

A Comissão de Cultura e Educação do Parlamento Europeu adoptou um relatório sobre pluralismo dos media europeus em Junho passado. Não contém uma ameça real para os blogues mas traça algumas ideias de controlo, assegura Rahn, nomeadamente a clarificação do seu estatuto, como escreveu o proponente do relatório, Marianne Mikko, deputado pela Estónia. Mikko quis ver esclarecidas as responsabilidades profissionais e financeiras dos blogueiros, assim como restringir o anonimato em que muitos blogues persistem, caso do blogue português acima mencionado.

Cornelius Rahn está a tirar um grau universitário na Universidade de Maastricht (Estudos Europeus). A seguir, vai estudar jornalismo na Universidade de Hong Kong. Os seus interesses são a liberdade na internet e os media nos países em desenvolvimento.

Sem comentários: