quinta-feira, 12 de junho de 2008

SOBRE O FUTURO DO JORNALISMO - UM IMPORTANTE ARTIGO DE JOSÉ MANUEL FERNANDES NO PÚBLICO DE HOJE


Excerto do artigo:

  • Ilicco Elia, da Reuters, contou como na agência até alguns dos seus mais experientes fotógrafos começaram a utilizar, a par das suas câmaras profissionais, também um telemóvel que a Nokia desenvolveu especialmente para obter boa qualidade de imagem (fotografia e vídeo), o N95. Com esse pequeno aparelho a agência não só complementa a sua oferta clássica, como inova: durante o último Fórum de Davos, na Suíça, a Reuters pediu a alguns dos delegados para filmarem, utilizando esses telemóveis, depoimentos de outros delegados, um "jogo" a que estes se prestaram. Depois de editadas, essas imagens foram retomadas por muitos órgãos de informação clientes daquela agência de notícias. [...] Só que isso também implica uma relação diferente com os leitores e com o público. Se a imprensa quiser acrescentar valor já, não lhe basta, como no passado, produzir "notícias que tenham utilidade" - e utilidade no sentido mais alargado do termo, que vai da utilidade para a formação da opinião a uma utilidade mais directa, palpável, com reflexos no dia-a-dia ou no poder de recomendação dos jornais. Agora necessita que os leitores sintam essa utilidade quando "partilham" entre eles a informação nas comunidades que estão a crescer na Web 2.0. O que passa por olhar para o jornalismo com outros olhos.

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