sexta-feira, 27 de junho de 2008

COMÉRCIO DE RUA


Na edição de ontem, o Jornal de Notícias destacava um texto sobre comércio de rua, assinado por Nuno Miguel Ropio e citando um estudo realizado pela Cushman & Wakefield, O comércio de rua em Lisboa e Porto.


Pelo texto, fica-se a perceber que há um processo de revitalização do comércio nas áreas históricas das duas cidades e em algumas zonas emblemáticas como a Avenida da Liberdade (Lisboa) e Boavista (Porto). As marcas internacionais têm comprado áreas comerciais para aí colocarem as suas lojas, o que significa mais movimento, mais clientes e áreas mais prósperas. Uma das zonas que está a recuperar é o Chiado, como se pode constatar quando por lá se passa.

Uma das autoras do estudo diz que se está a passar de um comércio antiquado e retrógrado para um em que predominam as grandes marcas. Comparando as duas cidades, o plano de revitalização urbana e social está a ter um efeito mais positivo no Porto. O alargamento de horários é uma das grandes dificuldades em alargar mais a competitividade das zonas históricas relativamente às grandes superfícies.

Sem comentários: