segunda-feira, 28 de abril de 2008

IMPRENSA REGIONAL


Publicado na editora Livros Horizonte (colecção "Media e Jornalismo"), saíu o livro de Sofia Santos Imprensa regional. Temas, problemas e estratégias da informação local, resultado de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade Católica há pouco mais de dois anos.

Escreve a autora no começo do livro: "Dentro de um quadro heterogéneo, complexo e vasto, a imprensa regional continua, não obstante o avanço tecnológico e cultural, a assumir um papel insubstituível que se traduz nas histórias que conta todos os dias".


Como se pode ler no livro, a imprensa regional tipo do distrito de Lisboa é constituída maioritariamente por jornais com tiragem de mil a mil e quinhentos exemplares e menos de dez trabalhadores a tempo inteiro por publicação. Da radiografia que a autora tirou dos jornais, o jornalista tipo é do género feminino, de 25 a 35 anos, possui licenciatura e carteira profissional, com salário raramente a chegar aos mil euros. Das secções mais presentes nas publicações analisadas, desporto, cultura, local e regional ocupam bastante espaço, o mesmo acontecendo com a publicidade e os classificados (do prefácio ao livro).

Parabéns à autora, esperando-se que comece a pensar no próximo passo académico.

1 comentário:

Anónimo disse...

O comentário, com toda a amizade, é para si e não para publicação. O livro tem vários erros e omissões pelo menos no capítulo da legislação sobre os apoios à imprensa regional. um abraço
Alberto Arons de Carvalho