terça-feira, 22 de abril de 2008

FUNDAÇÃO PARA ESTUDOS DE OPINIÃO


O fundador e actual presidente do Grupo Marktest, Luís Queirós, e esposa Paula Queirós tomaram a decisão conjunta de doar um milhão de euros para a criação de uma fundação particular de direito privado, sem fins lucrativos, a Fundação VOX POPULI.

Os fins estatutários da Fundação "visam a prossecução e difusão das boas práticas aplicáveis à exegese dos estudos de opinião, ao desenvolvimento de investigação científica, académica e de cidadania, vocacionado para o estudo das comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo, na perspectiva de incentivar e promover a defesa da sustentabilidade e do progresso social e ambiental".

Segundo a informação veiculada pela própria Fundação VOX POPULI, esta integrará nos seus órgãos sociais "personalidades reconhecidas pelo trabalho desenvolvido em várias áreas de actividade, mormente, na área da pesquisa de opinião, entre as quais os administradores executivos do Grupo Marktest, que com a sua participação irão colaborar para o crescimento e sucesso deste novo projecto".


Luís Queirós dedicou o seu percurso profissional aos estudos de mercado e à pesquisa de opinião, iniciado como principal responsável pelo departamento de estudos de mercado de uma empresa multinacional. Em 1980, avançou para a fundação da empresa Marktest, hoje empresa-mãe de um grupo que emprega 300 colaboradores e desenvolve negócios em vinte países. Representou a ESOMAR (1988-1994) e participou na criação da Associação Portuguesa de Estudos de Mercado e Opinião (APODEMO), fundada em 1993, de que foi primeiro presidente da Direcção.