sábado, 15 de dezembro de 2007

BLOGUES JAPONESES


No suplemento "Digital" (Público) de hoje, vem um artigo interessante sobre blogues japoneses (trabalho de Blaine Harden, do Washington Post).

Diz o texto que, enquanto os americanos fazem blogues para se destacarem, os blogues japoneses servem como veículo de integração. Com uma longa tradição de escrita a caneta de diários em papel, os computadores serviriam para actualizar o formato, com igual recurso à escrita em telemóveis. O uso desta última tecnologia significa a escrita curta e muito actualizada. Escrita sobre coisas do quotidiano, como gatos, flores, bicicletas, pequenos almoços, estrelas de televisão e gadgets.

Se os blogues americanos procuram ganhar visibilidade enquanto autoridade no seu campo, os japoneses são frequentemente anónimos e funcionam como arquivos para os seus pensamentos e informações que vão recolhendo. Ao lado discursivo dos blogues americanos corresponde um estilo japonês de narrativa pessoal. Os blogues japoneses evitam a polémica ou o escrever negativamente sobre algo, talvez o lado conformista ou tranquilo da sociedade oriental de busca de consensos.

Quando escrevo aqui, reconheço-me em algumas destas perspectivas. Por vezes, escrevo sobre o que leio, sobre os sítios por onde passo e as observações sobre isso. Mas também procuro exprimir o que sinto sobre o que acontece, com tomada de posição. Ainda há dias, escrevia sobre o provedor do ouvinte da rádio pública. Embora de modo contido, manifestei a minha opinião, aliás retomada em outros blogues, como
Contrafactos & Argumentos, de Pedro Fonseca, e Blogouve-se, de João Paulo Meneses. As posições destes blogueiros, embora não exactamente concordantes com a minha, demonstram outra característica dos blogues não acentuada no artigo que refiro no topo da mensagem: a circularidade de opiniões, que se torna riqueza de pontos de vista.

Sem comentários: