quinta-feira, 16 de agosto de 2007

A EXPOSIÇÃO DE SAPATOS NÃO É UMA EXPOSIÇÃO


Li nos jornais que o Museu Nacional do Traje e da Moda tinha uma exposição temporária sobre sapatos. Estando a preparar material de estudo sobre o assunto, dirigi-me lá, com a forte expectativa de obter informações valiosas.

A exposição resume-se a cinco vitrinas numa sala acanhada e sem ventilação (a manhã de hoje estava fresca mas no interior não se podia ficar muito tempo), entre a sala da recepção e a entrada para o corpo central do museu [imagem retirada do jornal Público de ontem]. Nem uma só etiqueta inventariando os escassos pares de sapatos, alguns em mau estado de conservação. Uma empregada veio ter comigo dizendo que só hoje colocariam etiquetas.

Procurei informação suplementar no sítio do
museu. Da primeira vez, ainda abriu uma janela com links, mas não consegui abrir nenhum destes e, numa segunda tentativa, não voltei a entrar no sítio, com erro no servidor.

Uma exposição daquele tipo não tem valor científico - pela dimensão, pela ausência de informação junto às peças e por falta de catálogo ou desdobrável. Não posso deixar passar em silêncio a minha indignação pela grande displicência neste processo. A meu ver, mais valia não publicitar nos jornais. O museu é nacional e vem nos roteiros turísticos.


Preço de entrada no museu: €3.

Sem comentários: