quarta-feira, 25 de julho de 2007

VIDEOJOGOS E FÃS DE FUTEBOL


Como resultado de um trabalho sobre jogadores de videojogos que são, simultaneamente, fãs e adeptos de futebol (Santos, 2007b), fiz um inquérito on-line [1] (Fans, supporters and videogame players – a preliminary study - minha participação na Summer School da Universidade Católica).

Dos 50 inquiridos, 49 (98%) responderam gostar de videojogos e 100% ter um clube de simpatia. Destaco os principais elementos: sócio de clube (88%), gasto até 12 euros enquanto sócio de um clube (25 respostas), 57,1% dos sócios são-no há mais de 6 anos, deslocam-se de automóvel (52%), 45,4% levam cachecol do seu clube, vão com amigos (86%), pertencem a uma claque (76%), festejam em grupo quando o seu clube ganha (87,8%), ficam a falar com amigos quando o seu clube perde (46%), apenas 2% não troca a família e os amigos pelo futebol, todos os respondentes preferem ver os encontros de futebol no estádio. É de ter em conta a grande juvenilidade dos respondentes (85,4% têm entre 16 e 25 anos, 79% são estudantes, 89,6% têm habilitações desde o secundário incompleto até à frequência universitária) e masculinidade (95,7% dos respondentes), com elevadas práticas de sociabilidade e redes de colegas com gostos semelhantes.

A segunda parte do inquérito incluía dados respeitantes ao consumo de videojogos, frequência, aquisição e tipos de máquinas (consolas ou computador). Conclui-se que 50% dos respondentes despendem menos de cinco horas semanais na prática de videojogos (a uma distância muito elevada do meu entrevistado, como veremos a seguir, e que denota a existência de fãs moderados e de culto, pelo menos em termos de consumo de horas). Não considero muito válidas as respostas à questão do acesso ao videojogo, com 30% a declarar comprar e 10% a indicar recebê-lo como prenda. O descarregamento gratuito (e o ilegal) certamente terá uma posição mais forte. Pro Evolution Soccer (PES), Football Manager (FM) e FIFA são os videojogos mais jogados (o último dos quais também em versão de 2007).


[1] Construí um inquérito destinado a adeptos de futebol que gostassem de videojogos relacionados com o futebol. Pedi a Luís Marques, do blogue http://claques-portugal.blogspot.com/, voltado para claques de futebol, para alojar o inquérito naquele seu espaço. Luís Marques e o jornalista Pedro Fonseca, especialista em videojogos (e animador do blogue http://contrafactos.blogspot.com/), analisaram a proposta inicial de inquérito e deram sugestões para novas perguntas. A partir de 16 de Maio de 2007, e com ajuda de Teresa Pinho, aluna da UCP, o inquérito ficou alojado em http://FreeOnlineSurveys.com/rendersurvey.asp?sid=hffx30rz178ldr8302558. No blogue http://claques-portugal.blogspot.com/ colocou-se uma mensagem com link desde o dia seguinte. Usei as 50 primeiras respostas (acesso gratuito). O inquérito foi composto por três partes distintas, constituído por 39 perguntas sobre simpatia clubística, videojogos e dados psicográficos. Agradeço a Luís Marques, Pedro Fonseca e Teresa Pinho a colaboração prestada.

2 comentários:

Anónimo disse...

Trabalho para a Gestão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e gostaria de saber se há espaço para a divulgação do curso de Gestão da Comunicação como um post no blog. Estou enviando o release do curso e o postal do mesmo. O primeiro colocado da seleção do curso ganhará bolsa. É um curso de especialização aberto paara qualquer área do saber.

ECA-USP abre inscrições para curso de Especialização em Gestão da Comunicação


O curso de Especialização Lato Sensu Gestão da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) abre inscrições para nova turma aos finais de semana (em aulas às sextas à noite e sábados de manhã e à tarde). Entre 23 de julho e 03 de agosto, os interessados poderão se inscrever através do site no endereço www.eca.usp.br/gestcom . Este curso destina-se a formar profissionais para atuar no campo da comunicação integrada em empresas públicas, privadas, pequenas e médias empresas, instituições e organizações do Terceiro Setor. Ou seja, esse profissional saberá atuar de forma múltipla e flexível nas diversas áreas da comunicação: jornalismo, propaganda e relações públicas. Criado há 14 anos, o curso forma especialistas em Gestão da Comunicação para atuar em ambientes como o empresarial, cultural e educacional e é aberto a profissionais que tenham formação superior em qualquer campo do saber.



Segundo a Professora Cristina Costa, coordenadora do curso, em uma época em que a comunicação envolve a sociedade de uma forma diversificada e abrangente, é de fundamental importância compreender a profunda diversidade teórica e metodológica que faz da comunicação a mais importante atividade de nosso tempo, especialmente com o advento das mídias digitais.



"Nosso curso recebe profissionais de diversos segmentos da sociedade, o que evidencia a crescente importância que a sociedade começa a dar às questões relativas à comunicação em tempos onde novos veículos de comunicação como blogs, sites de vídeo e comunicação mediada por computador surgem a todo o momento", assinala.



Ministrado por professores com larga experiência em pós-graduação na USP, o objetivo do curso é dar as condições para que o gestor de comunicação consiga articular as diversas mídias e as diferentes linguagens da comunicação, da interpessoal àquela trazida pela sofisticação da tecnologia, mobilizando-as em função dos objetivos de uma empresa, de uma instituição, de uma escola ou, até mesmo, de um projeto pessoal ou profissional de vida.



"O nascimento de blogs especializados em determinados temas, que são mantidos por assinaturas ou publicidade, evidencia que a comunicação cria alternativas profissionais que já pouco têm a ver com as antigas profissões na área como jornalistas, assessores de imprensa, publicitários ou relações públicas. A gestão da comunicação, com sólido conhecimento teórico, permite compreender os novos rumos da comunicação e todas as possibilidades que se abrem para os profissionais interessados nesse campo", conclui Costa.



Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo site www.eca.usp.br/gestcom , pelo telefone (11) 3091 4341 ou pelo e-mail gestcom@edu.usp.br.

Para conteúdos extra sobre o curso de Gestão da Comunicação acesse: http://mentesemgestao.blogspot.com /



postal:www.eca.usp.br/gestcom/divulgacao

Obrigada,

Marina Yamaoka

Lord disse...

Gostava só de referir que, no que toca à importância do descarregamento gratuito dos jogos, parece-se que existem dois casos diferentes:

O Pro Evolution Soccer é jogado maioritariamente em consola (PS2) e logo será mais díficil retirar o jogo da Internet, gravá-lo e colocá-lo a correr na mesma. Já o vi a ser jogado em muitas casas de amigos e tratava-se sempre da versão original.

O Football Manager é jogado maioritariamente em PC, e aí o número de cópias piratas penso ser comensurável, tendo em conta especialmente a facilidade com que pode ser descarregado da Internet e jogado. Já vi colegas a jogá-lo, e nunca se tratou da versão original.

E depois penso que seria interessante (se me é permitida a achega), num estudo futuro, tentar compreender as condições em que ocorre o comsumo dos dois jogos supra citados, pois penso que serão exponencialmente diferentes.