segunda-feira, 18 de junho de 2007

A MORTE DE LOPES DA SILVA


Li, agora, na lista da SOPCOM (informação de António Fidalgo), a informação da morte de Manuel José Lopes da Silva, professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e sócio fundador daquela associação.

Faço minhas as palavras de António Fidalgo: "Ao dar a triste notícia na lista da Sopcom, rendo-lhe aqui publicamente homenagem. Era um grande senhor, um excelente amigo e colega, e considero que fará muita falta à nossa Associação e à área das Ciências da Comunicação em Portugal. O funeral realiza-se amanhã em Donas, Fundão".

Recordo Lopes da Silva como docente do mestrado em Ciências da Comunicação da Nova, em que fui seu aluno. Sempre que me via, falávamos muito. Ele sabia da minha paixão antiga pela história das telecomunicações e fazia constantes perguntas.

Engenheiro de raiz, e antes da docência universitária, Lopes da Silva passou pela RTP, sendo um funcionário muito antigo da televisão pública (fundador e director de investigação da estação até 1987).
Aliás, ele escreveu abundantemente sobre televisão, em especial sobre a parte técnica, como num pequeno livro que partilhou a autoria com Vasco Hogan Teves e editado na Verbo. Na Universidade Católica Portuguesa, foi presidente da direcção do Curso de Ciências da Informação, de 1980 a 1982 (curso prévio à licenciatura). De outros cargos, foi membro da direcção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), de 1985 a 1988, e presidente da Comissão Externa de Avaliação dos Cursos de Ciências da Comunicação da Fundação das Universidades Portuguesas em 2000. Esteve sempre ligado à APET - Associação Portuguesa dos Espectadores de Televisão enquanto seu presidente, até 2001. Agora, era presidente emérito da ACMedia. Tinha 80 anos de idade.

Sem comentários: