quinta-feira, 14 de junho de 2007

COMUNICAÇÃO POLÍTICA


O volume (um reader) engloba diversos excertos de textos de comunicação política, pertencentes a autores conhecidos, incluindo Walter Lippmann, James Curran, David Swanson, a dupla Jay Blumler e Michael Gurevitch, Daniel Hallin, Oscar Gandy, Kathleen Hall Jamieson, Paolo Mancini, Pippa Norris, Paul Lazarsfeld, a dupla Maxwell McCombs e Donald Shaw, Shanto Yegar, a dupla Elihu Katz e Daniel Dayan, John B. Thmpson, Thomas Patterson.

Escrevem os organizadores do reader: "O reader aparece numa ocasião em que a comunicação política nas democracias industriais avançadas está num momento de fluxo. O que podia ser chamado modelo tradicional de comunicação política, baseado em canais limitados e regulados de comunicação electrónica, imprensa estável e audiências de massa com lealdades partidárias identificáveis, dá lugar a uma estrutura nova, mais descentralizada e pluralista - caracterizada pela fragmentação e incerteza" (p. 1).

No livro, o campo da comunicação política inclui o exercício do poder, a comunicação de campanhas, a evolução da comunicação de campanhas, a globalização, as relações com os media, os efeitos dos media, o envolvimento político, a personalização e os novos media.

A crítica que se pode fazer a este tipo de antologias é a dimensão de alguns textos; por exemplo, Lippmann aparece em apenas 12 linhas.

Ralph Negrine é director de investigação no departamento de estudos jornalísticos da Universidade de Sheffield e James Stanyer é docente em comunicação e estudo dos media na Universidade de Loughborough. Stanyer esteve em Portugal em Novembro último, em congresso de media e jornalismo, como aqui destaquei.

Leitura: Ralph Negrine e James Stanyer (2007). The political communication reader. Oxon e Nova Iorque: Routledge, 318 páginas

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente dica! Este manual, a avaliar pelos autores, fazia falta.
Obrigado.
Eduardo CT