quarta-feira, 30 de maio de 2007

TRANSGÉNICOS EM TESE DE DOUTORAMENTO

O título da tese de doutoramento hoje defendida por Celsina Favorito foi Retratos dos transgénicos na perspectiva dos jornais Público e Folha de São Paulo. A defesa do trabalho decorreu na Universidade Nova de Lisboa.

Como objectivo, a nova doutora propôs-se analisar o tratamento jornalístico do tema saúde em Portugal e no Brasil, e as diferenças decorrentes da realidade dos dois países. Nos dois jornais, estudou 586 notícias (análise de conteúdo), cobrindo um período indo de 1998 a 2005. Das questões desenvolvidas nos jornais, Celsina Favorito destacou a esperança e a preocupação, conceitos polarizadores em torno de um tema novo na realidade e nos media. Procurou ainda saber as vozes que se "ouviam" nos jornais, os espaços ocupados, os destaques e as imagens.

Como conclusões, inventariou a cobertura ampla nos dois jornais (níveis ambiental, médico e alimentar), o reflexo na economia, política e sociedade, a regulamentação do assunto (transgénicos), as decisões políticas na bio-segurança no consumidor, as fontes identificadas nas notícias (líderes políticos, cientistas, professores, agências reguladoras, movimentos sociais).

Sem comentários: