segunda-feira, 21 de maio de 2007

CLIMAS (IKLIMLER) - FILME DE NURI BILGE CEYLAN


Climas (2006) é o filme mais recente do realizador turco Nuri Bilge Ceylan (título original: Iklimler), que conta no leque de actores com o próprio Nuri Bilge Ceylan (como Isa), Ebru Ceylan (como Bahar) e Nazan Kirilmis (como Serap). Isa é docente universitário; Bahar, a sua mulher, é produtora de televisão; Serap é uma antiga paixão de Isa e para quem ele volta numa altura de separação com Serap, no decurso de um Verão e um Inverno.

Clima, o nome do filme, ilustra simultaneamente a mudança de estações durante o ano e a ruptura de relações num casal, com renovação de temperaturas e sentimentos quando o ciclo volta ao começo. Prémio da Crítica Internacional em Cannes em 2006, mostra-nos essa parte da Turquia moderna que partilha os códigos sociais e morais do Ocidente [e que merece entrar na União Europeia, como salientava um magnífico texto de José Pacheco Pereira no jornal Público]. Registo a beleza da fotografia e a qualidade estética do som. Alguns planos são muito belos, como os primeiros (Nuri Ceylan explora o olhar belo e sereno da sua mulher na vida real). Com frequência, os sons anunciam os planos seguintes, numa simbiose rara de perfeição entre som e imagem. Admirando Michelangelo Antonioni, Ingmar Bergman, Andrey Tarkovsky e Robert Bresson, o realizador segue, neste filme, a tradição dos dois primeiros cineastas.

Retiro do sítio
Livra.pt (página de Cátia Santos) o seguinte: "Climas é um filme feito das subtilezas próprias da amargura. Não existe aqui propriamente uma felicidade, uma satisfação perante a vida, existem palavras que ficam por dizer, sentimentos que ficam por explicar. Há momentos que não voltam e há tempos que passam, de repente é tarde de mais. Mesmo que nos pareça que o tempo se prolonga até à eternidade nos grandes planos de Bahar, belíssimos, longos e extremamente significativos. [...] Climas vive destes desencontros na vida das pessoas, alimentado por uma bela fotografia e por momentos de suspensão temporal baseados em grandes planos, em tempos longos, como se não existisse tempo. E ficamos com essa sensação de angústia sem tempo, que pode durar toda um vida. É um filme amargo, sem grandes esperanças, que aceita as evidências".



Imagens retiradas do sítio do filme
Iklimler (Climas). Consultar o sítio de fotografia de Nuri Bilge Ceylan, pois, para além de escritor e realizador, ele é ainda um fotógrafo conceituado.

Sem comentários: