quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

PORTUGAL MÓVEL


Portugal Móvel. Utilização do telemóvel e transformação da vida social é o research report do OberCom deste mês, trabalho de Gustavo Cardoso, Maria do Carmo Gomes, Rita Espanha e Vera Araújo.

Surgido em 1991 - quem diria que foi há tão pouco tempo? -, hoje o telemóvel tornou-se imprescindível. Ele "é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio", escrevem os autores do trabalho agora divulgado. Integrado no projecto A Sociedade em Rede em Portugal 2006, desenvolvido no CIES-ISCTE pelos autores acima indicados, resulta da aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra representativa da sociedade portuguesa, de 2000 indivíduos.

Um dos resultados que mais atenção me despertou é a caracterização de quem utiliza este dispositivo e de que modo o faz. Os quadros seguintes dão um cheirinho [para os ampliar, carregar em cima dos quadros]. [a imagem de baixo mostra um modelo de telefone celular, ainda analógico, no começo dos anos 1990; a caixa de emissão/recepção era grande e armazenava-se na mala do carro. Imagem de agência inglesa incluída no meu livro História das telecomunicações em Portugal, 1877-1990. Contributos para a sua compreensão].


Sem comentários: