quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

AS RÁDIOS MAIS OUVIDAS E OS FORMATOS DE PROGRAMAÇÃO

  • O documento mais importante sobre a radiodifusão em Portugal, a Lei da Rádio, mostra que, entre as dez rádios mais ouvidas em Portugal, existem cinco generalistas e cinco temáticas.

    Se no actual contexto da rádio contemporânea a existência de cinco temáticas não surpreende, espanta que, estando os fundamentos da rádio generalista em declínio, esta forma de programar se apresente tão pujante.

    Mais: essas cinco rádios estão entre as sete mais ouvidas em Portugal: RFM (1º), RR (2º), RC (3º), Antena 1 (5º) e Antena 3 (7º). No entanto, não é preciso dominar muito bem a teoria (ou a prática) da programação radiofónica para saber que:

    - Um desses canais, RFM, é uma segmentação empresarial de um outro, a RR (e isso pressupõe sempre uma escolha de público-alvo em detrimento de outros);

    - A Rádio Comercial tenta «imitar» a RFM;

    - Antena 1 e Antena 3 são segmentações de público do mesmo grupo (RDP) e que esta última é uma rádio jovem, essencialmente musical (o que pressupõe que a primeira não dispute o mesmo público, mas outro, menos jovem) [...]
Este é o começo do texto As dez rádios mais ouvidas em Portugal: os formatos nas estratégias de programação, de João Paulo Meneses [cheguei ao documento via A Rádio em Portugal, blogue de Jorge Guimarães Silva]. Aconselho a sua leitura.

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