segunda-feira, 30 de outubro de 2006

HISTÓRIA DO AZULEJO EM PORTUGAL

José Meco será o monitor do curso Breve história da azulejaria em Portugal, a começar no próximo dia 4 e prolongando-se nos três sábados seguintes.

Deste modo, no sábado que vem, José Meco falará dos pavimentos medievais ao período filipino, com utilização nacional dos azelejos de Sevilha, Valência e Talavera de la Reina. No dia 11, focará a azulejaria indo do século XVII à eclosão barroca, em que é evidente o contributo holandês. As duas primeiras sessões decorrerão entre as 15:00 e as 18:00.

Nas duas sessões seguintes, 18 e 25 de Novembro, a ocupar todo o dia, haverá visitas guiadas, além de se abordar a azulejaria do barroco ao século XIX e a azulejaria do século XX, aqui com relevo para os estilos Arte Nova, Arte Déco, Nacionalista e Moderna (segunda metade do século).

José Meco, historiador de arte, tem publicações específicas sobre a matéria a leccionar, nomeadamente Azulejaria portuguesa (1985) e O azulejo em Portugal (1989), assim como a realização de exposições em diferentes partes do mundo.

Para inscrição, enviar emails para
ana.miranda@cm-oeiras.pt. Custo do curso: €25.

1 comentário:

Anónimo disse...

adora'mos doce =*