terça-feira, 19 de setembro de 2006

SOBRE A GUERRA CIVIL DE ESPANHA

Está anunciado aqui na coluna direita, mas convém relembrar neste lado do blogue: o simpósio sobre a Guerra Civil de Espanha: cruzando fronteiras 70 anos depois.

O encontro, que decorre nas próximas segunda e terça- feiras, dias 25 (Universidade Católica) e 26 (Instituto Cervantes), tem "por finalidade revisitar e analisar um momento da maior importância histórica que, em certa medida, implica não só a história trágica da Espanha no século XX, como também a de toda a Península". Lê-se ainda no desdobrável que publicita o simpósio: "É fundamental tentar compreender a influência da Guerra Civil de Espanha na política, na sociedade e na cultura portuguesas, tendo em consideração que Lisboa representa talvez a mais activa retaguarda dos acontecimentos. Isto obriga a uma avaliação transversal da história peninsular contemporânea que transcenda os limites das fronteiras políticas dos dois Estados".

Da comissão organizadora da Universidade Católica fazem parte os professores e investigadores Jorge Fazenda Lourenço e Inês Vieira. A comissão organizadora inclui ainda elementos da Área da Cultura do Instituto Cervantes de Lisboa.

Sem comentários: