terça-feira, 19 de setembro de 2006

HISTÓRIA DE ESPANHA (1939-1976)

Entretanto, o jornal El Mundo (Madrid) começou, a partir de 10 de Setembro, a publicar a história do franquismo em 37 volumes (com 212 páginas cada) a sair ao domingo, do final da Guerra Civil (1939) até ao advento da democracia (1976), quando agora se comemoram 30 anos do novo regime político. Para além dos livros, o jornal edita, em DVD, as melhores imagens do NO-DO (Noticiários Documentais Cinematográficos) e de outros arquivos importantes.

Segundo a informação de promoção das obras do El Mundo, o leitor encontrará a política do regime franquista e a da oposição, além da vida quotidiana de milhares de espanhóis que sofreram fome e repressão pós-guerra, que passaram da miséria do leite em pó para o expansionismo económico chegado nos anos de 1960 com o turismo e o desenvolvimento industrial.

Os anos agora retratados trazem à memória triunfos desportivos (ciclista Frederico Bahamontes, taças dos campeões europeus de futebol do Real Madrid), êxitos musicais (Massiel na Eurovisão, Concha Velasco e as meninas ye-ye), o surgimento da televisão, os anúncios do Cola-Cao, as páginas do Coyote e a expansão do parque automobilístico com os Seat 600 e 1500.

Sem comentários: