sexta-feira, 21 de julho de 2006

RELATÓRIO AMERICANO CONCLUI: MAIORIA DOS BLOGUES SÃO REGISTOS PESSOAIS E NÃO JORNALISMO

Segundo texto de Oliver Luft, da newsletter Journalism.co.uk de anteontem, um relatório da Pew Internet & American Life Project indica que somente 34% dos blogueiros americanos se consideram jornalistas. O relatório teve como base um inquérito telefónico a 233 blogueiros americanos, em que 80% indicavam escrever como forma de auto-expressão. Mais de um terço dos blogueiros americanos usa a sua vida pessoal como primeiro tópico das mensagens, e apenas 10% escrevem sobre política e governo. As notícias representam cerca de 5% dos temas, um pouco abaixo de entretenimento e desporto.

Em vez de oferecer uma alternativa viável aos media tradicionais, a investigação conclui que apenas metade dos blogueiros assume ter alguma atitude próxima da do jornalismo, como verificar os factos e sua ligação a fontes. Metade dos blogueiros diz mesmo nunca citar fontes ou outros media. 61% raramente pedem autorização para usar materiais, em termos de copyright, e mais de metade dos blogueiros usa pseudónimo no blogue.

O relatório Pew Internet & American Life Project projecta uma estimativa: apenas 8% dos utilizadores americanos de internet - 12 milhões de adultos, metade dos quais tem menos de 30 anos - mantêm um blogue. Contudo, estima-se que 57 milhões de americanos adultos leiam blogues, divididos entre homens e mulheres e com maior diversidade racial que o utilizador médio da internet (40% não são de pele branca).

Sem comentários: