terça-feira, 27 de junho de 2006

LANÇAMENTO DA REVISTA COMUNICAÇÃO & CULTURA

Como já referira aqui no blogue, realizou-se, ontem ao final da tarde, o lançamento do primeiro número da revista Comunicação & Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Com a presença do reitor da universidade, Professor Braga da Cruz, e da directora da faculdade e da revista, professora Isabel Gil, a apresentação do número, sob o tema de capa A cor dos media, esteve a cargo de Rui Marques, médico e com mestrado em Ciências da Comunicação, actual ACIME (Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas).



Da sua comunicação - e após realçar a ligação e distinção das palavras comunicação e cultura do nome da revista, e que se pode ver num pequeno vídeo que fiz -, partiu do tema cor, que nasce da luz e é uma metáfora na filosofia e na espiritualidade, pois encaminha para uma dupla postura: unidade e diversidade. A cor, expressou, resulta da manifestação da luz com diferentes matizes que se reflectem nos mais variados materiais onde ela pousa. Aproveitou Rui Marques para trazer as notícias à reflexão. Com frequência, elas falam sobre cor ou etnia ou religião como sendo o outro. Ora, a diferença individual em termos de cor, etnia ou religião não é razão para racismo ou xenofobia. Daí que ele proponha uma desconstrução desses estereótipos, pois o que faz conflituar não é a diferença mas o facto de sermos semelhantes. Media e pluralidade poderia ser o binómio que Rui Marques destacou na sua apresentação da revista.



A Comunicação & Cultura, publicação semestral, tem neste número inicial textos de Stuart Hall (Identidade cultural e diáspora), Roberto Carneiro (Hibridação e aventura humana), Catarina Duff Burnay (Identidade e identidades na ficção televisiva nacional - 2000-2006), Isabel Ferin (Imagens da diferença: prostituição e realojamento na televisão), Catarina Valdigem (Brasileiros e ciganos no prime-time português: estudo de caso), Margarida Lima de Faria e Renata Almeida (A problemática da "identidade" e o lugar do "património"), Marcos Ferreira (The (de)construction of "Yugostalgia" through Kusturika's cinematic eye), Luís Bonixe (As rádios locais em Portugal: uma análise do discurso jornalístico) e Rita Curvelo (entrevista a François Colbert). Isabel Gil assina o editorial e a introdução ao presente número. A revista é editada pela Quimera.

Da parte final do editorial de Isabel Gil, destaco: "Postulando os valores humanistas da defesa da dignidade humana, do reconhecimento da diferença e da diversidade como vectores centrais para a construção de uma saudável cultura democrática, a revista Comunicação & Cultura apresenta-se como projecto plural, espaço de abertura ao novo, de exploração de novas práticas; como cartografia do vasto território da comunicação na contemporaneidade".

O próximo número, referente a Outono-Inverno 2006, tem como tema de capa Lobbying e marketing político, coordenado por Rita Figueiras. Dentro do tema, aceitam-se trabalhos - submetidos a referee - sobre lobbying e media, mediatização das campanhas eleitorais, estratégias de agendamento mediático, fontes e jornalistas e assessoria de imprensa.

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