quinta-feira, 25 de maio de 2006

  • PARECER DA ERC SOBRE O CASO CARRILHO

    A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) emitiu hoje uma nota à imprensa, em 10 pontos, acerca do livro de Manuel Maria Carrilho (Sob o signo da verdade) e o debate e a polémica desenvolvidos nos media. Assunto principal: a falta de independência dos jornalistas e as suas relações com fontes (ponto 1).

    A ERC lamenta que algumas das acusações formuladas no debate surgido ponham em causa a dignidade e o profissionalismo do conjunto dos jornalistas (ponto 6). Daí, a ERC inscrever, entre as suas prioridades de regulação, "a análise das relações entre o campo jornalístico e os campos político e económico, nas suas diferentes vertentes, entre as quais se incluem questões como o pluralismo e o papel dos promotores das notícias (nomeadamente, das ditas «agências de comunicação») na informação publicada" (ponto 8).

  • Esta posição da ERC segue-se a um pedido formal de Carrilho para apreciação e a sugestões surgidas nos media para que a entidade tomasse posição [a ERC também tomou deliberações sobre cobertura jornalística da SIC em caso de fiscalização alimentar e sobre a capa do jornal 24 Horas de 27 de Abril último].

O blogueiro tinha também decidido escrever aqui no Indústrias algo sobre o tema (até porque leitores do blogue me abordaram nesse sentido, o que agradeço). Já tomei umas notas hoje, e tenciono escrever amanhã sobre o assunto (embora eu procure não seguir a agenda dos media, dos políticos ou dos blogues em geral).

Sem comentários: