sábado, 20 de maio de 2006

DA CRÍTICA SOBRE A TELEVISÃO

No El Mundo de hoje, vem uma excelente entrevista feita por Irene Hdez Velasco a Paul Ginsborg, professor de história contemporânea europeia na universidade de Florença. Inglês de origem, mas vivendo em Itália há diversos anos, Ginsborg olha a televisão e Berlusconi, até há pouco primeiro-ministro naquele país. Diz o professor:

  • Através do seu controlo sobre a televisão, Berlusconi conseguiu inculcar um forte modelo cultural na vida diária dos italianos. Um modelo baseado num consumo muito elevado, numa responsabilidade social baixa, na importância da família, na lealdade aos amigos, no conceito de furbizia (artimanhas) e muito pouco preocupado pela sociedade civil ou pelos problemas do mundo. Trata-se de um modelo que exalta o provincianismo dos italianos e o interesse pelos negócios dos parentes próximos.

Ginsborg tem um igual olhar crítico dos noticiários televisivos, dada a similitude estrutural nos vários canais: entra Berlusconi no noticiário, depois a oposição a Berlusconi dá a sua perspectiva, volta este com a sua opinião, naquilo a que na gíria televisiva se chama de sanduíche, vêem depois as notícias do dia, mais a Ferrari ou o futebol. E, depois, surgem anúncios de automóveis: "É incrível, tendo em conta que nas estradas já não entram mais automóveis".

E, acerca dos alunos italianos, afirma o seguinte:

  • São brilhantes e, sobretudo, muito apaixonados. É verdade que não estão tão bem formados como os de Cambridge [universidade onde Ginsborg leccionara antes], mas têm muita vontade de aprender. Os 15% dos meus melhores alunos em Florença são tão bons como os de Cambridge. [...] Isso deve-se a que aqui em Itália [...] a educação média é muito boa, tradicional mas de muito boa qualidade. Os jovens estudam Filosofia, lêem Kant quando têm 17 anos, e isso é algo que não ocorre na Grã-Bretanha.

Na leitura, associei logo Portugal, pois existem algumas semelhanças. E quero que também a análise aos estudantes se aproxime.

Paul Ginsborg publicou recentemente no mercado espanhol o livro Silvio Berlusconi: televisón, poder y patrimonio, com a chancela da editorial Foca.

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