domingo, 30 de abril de 2006

LOJAS DE PRAGA

Podemos dividir as lojas da cidade de Praga em seis níveis: de produtos de qualidade, modernas, antigas, internacionais (marcas multinacionais ou negócios internacionais), nobres (junto ao castelo) e de cristais.





Das três primeiras lojas, a que designo de produtos de qualidade, duas ficam numa pequena rua de lojas de prestígio não longe da praça do relógio astronómico. Numa delas, a livraria Knihy Aulos, ficou um magnífico livro de 3500 coroas (cerca de €125 ), com litografias. O lojista da
Knihy Aulos bem se esforçou em elogiar a obra e a edição mais que limitada - apenas 50 exemplares -, mas o blogueiro hesitou em comprar (obstáculo para além do preço: o texto em checo).





As lojas antigas encontram-se em zonas ainda relativamente próximas da cidade comercial do centro: práticas mas com montras feias e cheias de produtos (muito diferente do que o blogueiro observou há mais de uma dezena de anos em parcela da antiga Jugoslávia, na actual Bósnia-Herzgovina, com as prateleiras vazias nos mercados). Já as lojas internacionais encontram-se na praça de S. Venceslau e rua Prikope.





Os últimos dois tipos, de acordo com a minha classificação, são as nobres e as que vendem cristais (para viajantes). Aquelas situam-se perto do castelo, aproveitando antigas casas de nobres, pertencendo a um tempo em que ainda não existia numeração nas portas mas símbolos (de animais) como identificação. As fachadas são magníficas.







O pequeno vídeo a seguir mostra edifícios e lojas nos rés-do-chão desses edifícios.


Sem comentários: