sexta-feira, 31 de março de 2006

CULTURA DE MASSAS EM PORTUGAL NO SÉCULO XX

A iniciativa é do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (Universidade de Coimbra) e do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa). Visa, segundo os organizadores:
  • Os problemas do estudo da cultura de massas começam pela própria designação. O que são, ou quem são, as massas? Trata-se do povo? Nesse caso, porquê cultura de massas e não cultura popular? Trata-se, antes, da indústria da cultura? Então, qual o papel das massas na sua definição? Entre a cultura popular e as indústrias culturais onde parece oscilar a definição de cultura de massas, a abordagem a que esta é sujeita atravessa as manifestações aparentemente mais espontâneas da vida social e as formas de inculcação mais sofisticadas, os consumos com que se cria o gosto e o senso comum, por um lado, e os mecanismos de produção, por outro.
O blogueiro vai estar atento a esta iniciativa, que começou no passado dia 13 de Fevereiro. As próximas duas sessões decorrerão a 3 de Abril (Cinema dos primeiros tempos: uma esfera pública alternativa?, com Tiago Baptista, da Cinemateca Portuguesa) e a 10 de Abril (O impacto do cinema sonoro na indústria musical portuguesa dos anos trinta, com Manuel Deniz Silva, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa). O local dos seminários é na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, à avenida de Berna, aqui em Lisboa (Sala T5, Torre B), das 17:00 às 19:00.

As sessões prolongar-se-ão até ao Verão (ver, embora com fraca qualidade, a totalidade da oferta aqui). E, no primeiro fim-de-semana de Setembro, haverá uma reunião de balanço sobre o que se foi passando em 2006. Nessa altura, estarão presentes os historiadores franceses Christophe Prochasson e Dominique Kalifa. A ocasião será aproveitada também para fazer um colóquio, com responsáveis públicos, sobre arquivos de imagem e som em Portugal.

Sem comentários: