segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

aguasfurtadas

O número 8 da aguasfurtadas - revista de literatura, música e artes visuais do Núcleo de Jornalismo Académico do Porto -, datado de Outubro de 2005, divide-se em espaços de poesia, tradução, conto, teatro, ensaio, banda desenhada e música.

Publicação de grande qualidade gráfica, a ficha técnica compõe-se, entre outros de Luísa Marinho e Rui Manuel Amaral, da direcção literária, Leandro Ribeiro e Francisco Eduardo, da direcção de artes visuais, e Pedro Junqueira Maia, da direcção musical. A capa pertence a Gabriel Loureiro.


Da componente musical, retiro o seguinte: "Seguindo a aposta nos jovens valores apresentamos agora três novas partituras, com respectiva gravação em CD, sendo duas de dois compositores em início de carreira - Rui Dias, formado pela Escola Superior de Música do Porto, e Rui Pena, em fase final de formação pela Universidade de Aveiro -, aos quais se junta um autor com créditos já firmados no panorama musical português - Fernando C. Lapa" (p. 6).




Novos autores e novas estéticas eis as propostas da revista. De um conto de António Tavares Lopes, O quarto, retiro a seguinte parcela: "Domingo. Estava a ouvir música e a pensar em sons que andam guardados na cabeça e um dos mais perdurantes arreigados molésticos é uma canção - se assim se pode chamar - de trabalho. Isso sim se pode chamar que o contexto de aplicação era verdadeira tortura do latim tripilium (que é nome de blog) e daí, por caminhos que desconheço, o tal trabalho" (p. 128).



Pego no texto de Clara Neves, Transmutações: "Os espaços em que vivemos carecem então de uma reavaliação? Os «protagonistas da evolução» terão acima de tudo que ter ainda a capacidade de ver. Talvez o mundo contemporâneo tenha perdido a capacidade de observar, enfatizada por uma ambiência envolvente prestíssimo" (p. 215).



O Núcleo de Jornalismo Académico do Porto (NJAP), editor da publicação, é uma associação juvenil constituída por estudantes da Universidade do Porto já existente há mais de 15 anos. A sua principal actividade é a edição do JUP - Jornal Universitário do Porto. A aguasfurtadas é outra das suas actividades, mas com bastante autonomia. Mas há também antigos estudantes, convidados pelo NJAP para coordenação da revista. O trabalho de coordenação consiste em convidar colaboradores, seleccionar textos, ordená-los, e acompanhar a edição da revista em todas as fases de produção.

Identificação das imagens: 1) capa da revista, 2) conto de António Tavares Lopes, 3) Tenebrae, música de Fernando C. Lapa, 4) Carlos Mota, 5) Raquel Costa (Something is cracking; How to disappear completely).

O número agora em distribuição da revista (semestral) aguasfurtadas tem 317 páginas e custa €12. Pedidos directos da revista para
jup@jup.pt ou Rua Miguel Bombarda, 187, 4050-381 Porto.

Observação: gostei de ouvir o Rui Manuel Amaral na Antena 2, pelas 9:34-9:38 de hoje.


[agradecimentos a Rui Manuel Amaral, pelo envio da revista. Ele é co-autor do blogue Dias Felizes, um dos meus favoritos]

Sem comentários: