quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

UM TOQUE DE JAZZ

"Estreado em 1993 na RDP/Antena 2, o programa Um Toque de Jazz, apresentado e realizado por Manuel Jorge Veloso, foi nestes últimos anos o único programa de jazz com uma hora de duração numa rádio de cobertura nacional", lê-se em comunicado de imprensa que recebi há escassos minutos.

O programa, a entrar, pois, no seu 13º ano, passa a ter mais uma hora semanal (sábados e domingos, das 14.00 às 15.00), coincidindo com a estreia da nova grelha de programas da Antena 2, a partir do dia 1 de Janeiro. O comunicado indica também que "As emissões de sábado serão dedicadas à divulgação de novos discos mas abordarão também reedições especiais ou programas monotemáticos sobre músicos e correntes do jazz moderno. Aos domingos, Um Toque de Jazz apresentará exclusivamente registos discográficas realizados ao vivo, bem como concertos gravados no quadro do programa de intercâmbio Eurorádio ou pela própria RDP".

Dos destaques para Janeiro de 2006, Um Toque de Jazz transmitirá, no primeiro domingo do ano, o concerto «Higher Ground – Hurricane Relief Benefit Concert», realizado no Lincoln Center de Nova Iorque, a 17 de Setembro último, em benefício das vítimas do furacão Katrina, e divulgará «One Down, One Up», "a primeira edição autorizada das históricas actuações do quarteto de John Coltrane no clube Half Note de Nova Iorque em 1965 e evocará os lendários concertos produzidos no Carnegie Hall por John Hammond em Dezembro de 1938 e 1939". Quanto às novidades, as emissões de sábado passarão em revista os últimos discos portugueses editados em 2005.

Continuação de muito sucesso a Manuel Jorge Veloso e ao seu Um Toque de Jazz.

Sem comentários: