domingo, 23 de outubro de 2005

UM MANUAL DE JORNALISMO

Com a chancela da Letras Contemporâneas (Florianópolis/SC, Brasil), Jorge Pedro Sousa editou este ano Elementos de jornalismo impresso.

Trata-se de um bom manual de jornalismo. No final da obra, Jorge Pedro de Sousa interroga-se: "Muitas vezes me perguntam o que é que ensino aos meus alunos? Porque é que alguns dos meus alunos se tornam jornalistas razoáveis ou mesmo bons e outros não?" (p. 395).

No prólogo, o professor da Universidade Fernando Pessoa (Porto) já havia respondido: "Em primeiro lugar, este é um manual destinado, principalmente, aos estudantes de graduação em Ciências da Comunicação, particularmente àqueles que pretendem vir a exercer o jornalismo ou a assessoria de imprensa. Ora, quem dá os primeiros passos no jornalismo numa escola, superior ou secundária, ainda não sofreu o processo de formação, aculturação e socialização na profissão e na empresa a que os neófitos são sujeitos, para o bem e para o mal" (p. 5).

O livro é, em segundo lugar, um manual "com utilidade pedagógica, orientado para o ensino das técnicas básicas de expressão jornalística no ensino superior e no ensino secundário, dentro do contexto português". Não é um livro para profissionais mas um texto dedicado aos jovens que querem ser jornalistas.

Critérios de noticiabilidade, objectividade, a sala de redacção e fontes de informação constituem alguns dos temas abordados no primeiro capítulo. A redacção, o design e a infografia, assim como o fotojornalismo e o cartoonismo, ocupam os restantes capítulos. Este é o sexto livro publicado pelo autor na editora brasileira.