domingo, 23 de outubro de 2005

A RÁDIO EM PORTUGAL E O DECLÍNIO DE SALAZAR E CAETANO 1958-74

É o título do livro de Dina Cristo, editado pela MinervaCoimbra, a lançar amanhã na Escola Superior de Educação de Coimbra, pelas 14:30, e com apresentação de Sansão Coelho [uma "voz" histórica da RDP - Centro].

Retiro do comunicado da editora a seguinte informação: "A rádio é cumplicidade, ligação de um país que, entre 1958 e 1974, se revela tripartido, entre quem está a favor - da guerra de África e do regime -, quem está contra e quem resiste, a ambos. As lutas ideológicas passam pela escuta fiel do ambiente sonoro que envolve a nação: a rádio de integração, a rádio subversiva e a rádio nova. Portugal é um país à escuta. A rádio é, nos anos 60, o Sistema Nervoso Central da sociedade portuguesa".

Na obra, e ainda seguindo o mesmo comunicado, "a autora mergulha no universo radiofónico ao longo da queda do Estado Novo: analisa a programação e a informação na Parte I, o enquadramento legal, técnico e económico na II e na Parte III a propaganda, a censura e as relações entre a rádio e o poder político".

Dina Cristo é professora e investigadora de Teoria da Comunicação e de História dos Media na Escola Superior de Educação, em Coimbra. Da autora, conheço já um texto publicado na revista Observatório (nº 4, de Novembro de 2001), com o nome A rádio ao tempo de Salazar e Caetano - censura, propaganda e resistência.

Isto é: a história da rádio, de mal estudada, passa a ter várias obras editadas no mesmo ano. A juntar a estas, uma outra boa notícia: o arquivo da RDP está a ser classificado e digitalizado, ficando mais acessível aos investigadores a partir de meados do próximo ano. Espera-se, assim, que 2006 (válido para anos subsequentes) seja uma outra boa colheita em termos de publicações sobre a rádio em Portugal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Despite new bans, government still has trouble policing Internet
File photo The Associated Press In a file photo Chinese youth use computers at an Internet cafe in Beijing Saturday June 18, 2005.
found your blog - good work Play poker card the most popularity game anywhere

Anónimo disse...

Caro RS

Para evitar a entrada automática dos Spammers aconselho-o a ir aos Settings e no separador Comments procurar o Yes na aplicação do Word Verification