domingo, 23 de outubro de 2005

OS 40 ANOS DA REDE GLOBO

Valério Brittos e César Bolaño organizaram um livro editado este ano com o título Rede Globo. 40 anos de poder e hegemonia (Paulus, S. Paulo, Brasil).

Retiro alguns elementos de um dos capítulos, assinado por Pedro Jorge Braumann (Escola Superior de Comunicação Social/Lisboa e RTP), intitulado A Globo em Portugal: uma história de sucesso (pp. 171-186): "O casamento entre a SIC [estação privada] e a Globo foi quase perfeito. O principal responsável da primeira, Francisco Pinto Balsemão, trazia o know-how de um grande grupo de imprensa em Portugal, mas com poucos conhecimentos de televisão, e a Globo trazia 15% do capital, a experiência de uma operação de sucesso no Brasil e, sobretudo, a exclusividade do principal produto comercial, as telenovelas, que garantiam audiência, principalmente no prime-time, e com elas as receitas comerciais de publicidade, garantindo para si própria rentabilidade financeira na valorização do capital aplicado e na venda de programas a bom preço e num mercado em crescimento" (p. 183).

A Globo começara a passar telenovelas na estação pública (RTP) - em 1977, com Gabriela - e transferira-se para o canal privado pouco depois de este ter começado a emitir (1992). O capital investido na SIC seria vendido, já em 2003, ao banco BPI por €20 milhões, operação com substanciais mais-valias financeiras (p. 176).