segunda-feira, 19 de setembro de 2005

DREAMWORKS

Recupero uma notícia saída no Público de 11 de Agosto, assinada por Rita Siza, e que dá conta de um próximo entendimento entre a NBC Universal e a Dreamworks, com esta a ser adquirida por aquela. O texto fala em €830 milhões.

dreamworks.JPG

Tanto a NBC Universal como a Dreamworks atravessam um período financeiro difícil. Quanto à cadeia televisiva NBC tem vindo a perder audiências ao passo que Cinderella Man, filme sobre o qual escrevi aqui a semana passada, tem-se revelado um fracasso nas bilheteiras. Já no tocante à Dreamworks, o filme A ilha, que eu fiz também aqui uma breve referência, de Michael Bay, está igualmente a ser um flop, ele que custou €108 milhões.

madagascar.JPG

A Dreamworks tem recorrido à Universal, através da United International Pictures, para a distribuição de filmes e DVDs, desde a sua criação, em 1994. A Dreamworks produziu apenas 60 filmes, conquanto muito premiados com óscares.

A ocorrer, a aquisição acaba com o sonho de produtoras independentes face ao "sistema" de Hollywood, com a Dreamworks a seguir os passos da Miramax. Ambas foram responsáveis por grandes sucessos dos últimos anos, assim como a revelação do realizador Quentin Tarantino (Pulp Fiction, da Miramax), a consagração de actores como Tom Hanks (O resgate do soldado Ryan, da Dreamworks) e renovação do género animado (Shrek, Finding Nemo, Madagascar).

madagascar1.JPGO texto de Rita Siza considera que o falhanço da Dreamworks passou pela ambição inicial - para além da produtora cinematográfica, a Dreamworks incluia ainda televisão, música e novas tecnologias. Só a primeira conheceu sucesso. No caso das novas tecnologias, o lançamento da internet nunca se realizou e a unidade de videojogos foi vendida, como o fora a etiqueta musical.

[imagens retiradas dos sítios Dreamworks SKG e Madagascar]

Sem comentários: