sábado, 27 de agosto de 2005

LEITURA DE BLOGUES NOS ESTADOS UNIDOS E MAINSTREAM MEDIA

Segundo a newsletter do Obercom, ontem distribuida, a leitura de blogues nos Estados Unidos é uma prática em crescimento. Lê-se nesse texto: "Cerca de um terço da população de internautas norte-americanos – 50 milhões de indivíduos – visitou blogues no primeiro trimestre de 2005, de acordo com o mais recente estudo da comScore Networks ("Behaviors of the Blogosphere. Understanding Size, Composition and Activities of Weblog Readers") [deste mês]. Isto corresponde a cerca de um sexto do total da população norte-americana".

Refere ainda o mesmo texto do Observatório da Comunicação que "O estudo da comScore indica um crescimento acentuado – 45% – entre os dois períodos analisados. Tendo em conta que a visita a blogues é uma prática que se estende a cerca de um terço da audiência de Internet norte-americana, esta fonte considera que os blogues começam a poder ser incluídos na categoria de mainstream media. A audiência de blogues caracteriza-se por uma acentuada fragmentação – facto que se prende com uma das principais características da «blogosfera», a multiplicidade de blogues publicados; este número é estimado actualmente em mais de 14 milhões, de acordo com o motor de busca de blogues Technorati" [alterei, nesta mensagem, a palavra blogs, no texto que cito, para blogues].

Porque considero importante estas observações, aconselho a que seja lido o original do texto do Obercom, porque tem em ficheiro pdf o estudo americano referido acima.

Sem comentários: