quinta-feira, 25 de agosto de 2005

BLOGUES LIGADOS À ARTE

O infohabitar - o blog do grupo Habitar, de António Baptista Coelho, com sede no Núcleo de Arquitectura e Urbanismo(NAU) do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) - que também tem o sítio Grupo Habitar, Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional - é um blogue que trabalha dentro "do interesse e das preocupações de várias pessoas com diversas formações e práticas profissionais, casasbosquesblog.jpgligadas às temáticas habitacionais".

Ainda do documento de apresentação do sítio Grupo Habitar, Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional, pretende "iniciar um período de natural reorientação das exigências habitacionais de uma perspectiva dominantemente quantitativa", bem como privilegiar "os múltiplos aspectos da qualidade de vida, associados a uma perspectiva de valorização do nosso património urbano e paisagístico, concretizada em conjuntos residenciais com valor estético, social e construtivo".

O blogue do grupo Habitar, que se assume como "folha informativa", já existe desde 21 de Fevereiro deste ano. Na mensagem assinada no último domingo, reforça o principal objectivo: "falar da boa arquitectura urbana, globalmente e ao nível do pormenor, e nela encontraremos as facetas e os elementos do verde urbano, que [...] são valiosos factores de caracterização e de identidade dos lugares". No texto, há ainda um conjunto de imagens do "bairro de Telheiras Sul (63,5 hectares para 3.600 fogos) [...] promovido pela EPUL e pela Câmara Municipal de Lisboa, entre 1976 e o início dos anos 80, com desenho urbano pormenorizado (projecto de 1973/74) de Pedro Vieira de Almeida e Augusto Pita".

Um blogue para conhecer [a imagem inserida nesta mensagem é de autoria do próprio arquitecto António Baptista Coelho].

O blogue de Arne Andreassen

goldenjacket.jpgtullarbo.jpg

Arne Andreassen é um norueguês vivendo em Oslo e trabalhando em consultadoria. Pinta desde 2002 (pelo menos, as imagens que mostra vêm dessa data). Nele, há um jeito à Van Gogh que gosto. Dei com o blogue e entabulei com ele uma rápida conversa. bluelady.jpgClaro que ele não percebe português (apesar de já ter estado em Lisboa) e eu não compreendo norueguês. Mas a linguagem das imagens é universal. Das imagens aqui colocadas (e que ele me permitiu publicar) os títulos são, respectivamente, Golden jacket, Tullarbo e Blue lady. A galeria completa dos trabalhos de Arne pode ser vista na sua homepage.

Sem comentários: