segunda-feira, 18 de abril de 2005

BLOGUES VERSUS FÓRUNS PÚBLICOS DE DISCUSSÃO

Entrevista de Paulo Querido (PQ) (responsável pelo Weblog em Portugal) dada ao jornalista Pedro Fonseca (PF), hoje no caderno "Computadores" do jornal Público:

PF: "Existe uma diferença entre blogues e fóruns públicos de discussão?"
PQ: "As diferenças técnicas de edição e estruturação das mensagens publicadas não devem ser tomadas em conta por [serem] irrelevantes para a discussão. Em geral, mas nem sempre, um blogue é obra de um autor ou de um grupo pequeno de autores, enquanto um fórum pode ter milhares de autores; mas, mesmo aqui, é complicado estabelecer diferenças porque os leitores de um blogue podem participar nos respectivos conteúdos através das caixas de mensagens. Relevante é a diferenciação na forma como os meios são encarados pela sociedade. Os fóruns e os grupos de discussão são minimizados por historicamente virem do «underground» da Internet, enquanto os blogues são maximizados por estarem na agenda mediática, por serem recentes, por serem moda. Em termos objectivos, são, porém, indistintos: páginas com opiniões e raramente factos, disponíveis em endereços próprios na Web".

Para além da entrevista, Pedro Fonseca trabalha a questão da responsabilidade civil pelo conteúdo dos blogues.

Ainda no Público, António Granado dá um link para quem queira conhecer a bibliografia sobre blogues: Blog Research and References.

Sem comentários: